terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cetad lançará livro voltado para profissionais de Consultórios de Rua

Por iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), através do Programa Ações Integradas de Drogas e Violência e Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, foi reiniciado, em Salvador, o atendimento aos usuários de substâncias psicoativas em seus locais de convivência, por meio da atividade denominada Consultório de Rua. A atividade, desenvolvida e executada durante cinco anos - entre 1999 e 2004 - pelo Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), agora foi expandida para os municípios de Lauro de Freitas e Camaçari.

Como parte da retomada do Consultório de Rua, foi elaborado um livro, destinado à capacitação de profissionais envolvidos no projeto. A publicação, organizada pelo psiquiatra Antônio Nery Filho, coordenador do Cesat, e pela assistente social Andréa Leite, coordenadora executiva do projeto, será lançada na próxima quinta-feira (16), às 14 horas, no auditório do Cetad, no Canela.

A assistente social Andréa Leite explica que os textos selecionados para a publicação irão subsidiar a formação teórica dos profissionais que atuam no Consultório de Rua, mas também poderão ser utilizados por profissionais de outros serviços que tratam de questões relacionadas às drogas lícitas e ilícitas, bem como usuários. Para isso, os textos serão disponibilizados nos sites da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas – Obid.

São nove artigos, entre eles “Por que os humanos usam drogas?”, de Antônio Nery; “A intervenção com crianças e adolescentes em situação de rua: possibilidades e desafios”, de Juliana Prates Santana; “A rede de atenção ao usuário de substâncias psicoativas em contexto de rua”, de Andréa Leite e Ana Caldas de Menezes, e “A política e a legislação brasileira sobre de drogas”, de Paulina do Carmo Vieira Duarte.

O projeto Consultório de Rua visa atender crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, através da atuação de equipe profissional multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e redutores de danos, a partir de um ambulatório móvel, que vai até os locais onde se concentra o público-alvo. O projeto foi escolhido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) para ser executado em regiões metropolitanas contempladas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Nenhum comentário:

Postar um comentário