terça-feira, 10 de agosto de 2010

Enfim: Prevenção às drogas em debate - Feira de Santana - Ba

Educadores da rede pública e privada, representantes de órgãos públicos e entidades estão sendo capacitados sobre ações preventivas contra as drogas no sentido de levar essas informações à base estudantil, sensibilizando a sociedade. A habilitação começou na manhã desta segunda-feira (9), na I Semana da Cultura Antidrogas de Feira de Santana, que acontece no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro, até sexta-feira (13).
Ao se pronunciar, o prefeito Tarcízio Pimenta convocou a população a participar do evento, inclusive que os participantes levem outras pessoas que convivem com esse problema ao evento. “O governo sozinho não pode fazer se a sociedade não se mobilizar. Todos precisam fazer sua parte e lutar para
diminuir os efeitos dessa doença”, pontua.
Ele acrescenta que esse combate também exige um trabalho com as crianças, destacando que “vocês podem ajudar muito com ideias, sugestões e manifestações”. A semana foi criada através da Lei 3.025, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Tarcízio Pimenta em 2009.
A partir dos debates e das oficinas, que acontecem entre terça-feira (10) e quinta-feira (12), o secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas de Santana, espera que a população tenha consciência sobre os males que a droga causa.
Na manhã desta segunda, a I Semana da Cultura Antidrogas de Feira de Santana foi aberta por George Gusmão, psiquiatra e representante do Centro de Estudos e Terapias para Abuso de Drogas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com o tema “Efeitos Físicos e Psíquicos das Drogas”,
seguido pela palestra do juiz da Infância e Juventude de Salvador, Nelson Amaral, abordando os “Efeitos Sociológicos e Jurídicos da Ilicitude das Drogas”.
À tarde proferem palestra o coordenador do Movimento Internacional Pela Paz e Não-Violência, Clóvis Nunes, sobre “As Drogas e a Violência”, e o escritor Adlai Duque falará sobre o “Problema das Drogas na Família”. O evento será encerrado na sexta-feira (13) com passeata na avenida Getúlio Vargas, a partir do Monumento a Maria Quitéria, até a praça da Bandeira, a partir das 9 horas, e a presença de alunos fardados, professores e educadores representando os colégios da rede pública e privada.
Participam do evento a Secretarias de Prevenção à Violência, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Comunicação Social, bem como a Defensoria Pública, Ministério Público, Juizado da Infância e Adolescência, Conselhos Tutelares, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), entre outros órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário